Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Mais fôlego para as médias auditorias

Por mais que as grandes auditorias tentem implantar departamentos para atender o chamado middle marke

Por mais que as grandes auditorias tentem implantar departamentos para atender o chamado middle market, sempre haverá um espaço enorme a ser explorado pelos players de médio porte, que primam em oferecer atendimento personalizado e a custos bem mais comedidos a clientes que, muitas vezes, tem um tamanho muito semelhante ao seu.

 

Mas, para isso, precisam responder de forma assertiva  a desafios quase tão significativos quanto as oportunidades que se avizinham.

 

Um deles, com certeza,  é o arrojo com que se associarem a outras consultorias dentro e fora do país, dando origem a casos bem-sucedidos como o que a nossa empresa tem experimentado, após se associar de forma pioneira, há 5 anos, à CPA Associates International (CPAAI), grupo atualmente composto por 158 empresas de auditoria, consultoria contábil e fiscal e contabilidade, atualmente presente em 65 países.  

 

Outras cinco auditorias brasileiras optaram até agora pela mesma   estratégia e, igualmente, só têm a comemorar, corroborando com isso o quanto associações bem escolhidas são mesmo um caminho interessante a trilhar.

 

Os benefícios se estendem a ambos os lados, com destaque para a atenuação de choques culturais, compartilhamento de informações e tecnologias, bem como a possibilidade de atender clientes nacional ou globalmente, pois cada vez mais as médias empresas possuem atividades e necessidades bem além das fronteiras geográficas.

 

Paralelamente, ser membro de uma associação possibilita parcerias regionais fortalecidas pela cooperação mútua e fomentadas em reuniões periódicas, bem como uma série de atividades conjuntas e até intercâmbios profissionais, promovidos por meio de programas educativos.

 

O fôlego extra para as auditorias na atualidade também se encontra nas ações de comunicação e marketing, com o incremento de campanhas publicitárias e serviços de assessoria de imprensa, que favorecem a transformação da empresa em fonte recorrente de idéias e informações para o mercado.

 

O tamanho real de uma empresa da área, portanto, cada vez mais tende a se basear na coragem de mudar - e rápido -, para que as muitas oportunidades de hoje não motivem mais arrependimento do que comemoração num futuro bem mais próximo do que se possa imaginar.

 

 

() Marco Antonio Papini é sócio-diretor da Map Auditores Independentes e vice-presidente da CPAAI Latin America.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5425 5.5455
Euro/Real Brasileiro 6.3857 6.40205
Atualizado em: 15/06/2025 23:15

Indicadores de inflação

03/202504/202505/2025
IGP-DI-0,50%0,30%-0,85%
IGP-M-0,34%0,24%-0,49%
INCC-DI0,39%0,52%0,58%
INPC (IBGE)0,51%0,48%0,35%
IPC (FIPE)0,62%0,45%0,27%
IPC (FGV)0,44%0,52%0,34%
IPCA (IBGE)0,56%0,43%0,26%
IPCA-E (IBGE)0,64%0,43%0,36%
IVAR (FGV)-0,31%0,79%-0,56%