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Melhore a experiência do cliente com 4 dicas simples
Veja as recomendações de Joeval Martins, professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade
Veja as recomendações de Joeval Martins, professor da IBE-FGV, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade
O mercado passa por transformações rápidas. Nada hoje é igual ontem. Por isso, trabalhar para melhorar a experiência de compra é fundamental na corrida pela fidelização do cliente. O professor da IBE-FGV, Joeval Martins, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade, dá quatro dicas essenciais para quem deseja sair na frente.
Transforme-se em um consultor para resolver o problema do cliente
Ter abordagem consultiva no momento do entendimento e da resolução do problema do cliente, seja numa aquisição de produtos ou serviços, é uma das principais medidas. “Alguns vendedores querem realizar a venda, apenas, e não entendem direito as necessidades do consumidor que está em busca de uma solução e não simplesmente de um produto. Uma venda errada resulta na perda do cliente”.
Fidelize o cliente com uma boa atuação
Tornar o cliente fiel baseado em atitudes, experiências positivas e satisfação, e não por preços, é fundamental. “A compra implica em outros fatores além do preço. É preciso demonstrar o valor agregado, explicar as facilidades, características e diferenciais do produto/serviço, além de investir tempo para garantir o encantamento”, explica o professor.
Busque as melhores referências para fins de comparação
“É preciso, ainda, medir a performance de atendimento/vendas baseado nas melhores práticas e não com seus concorrentes. Balize-se por cima e não pela média”, declara ele.
Lembre o cliente do valor agregado do seu produto/serviço
Educar constantemente o consumidor sobre o valor intrínseco de sua empresa é muito incomum, mas essencial quando se deseja melhorar a experiência do consumidor em busca de melhores resultados. “Não desista de mostrar o tempo todo o que você entrega o que há de melhor para o cliente. É isso que o coloca acima da concorrência”, termina o especialista.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
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Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5588 | 5.5618 |
Euro/Real Brasileiro | 6.33312 | 6.34921 |
Atualizado em: 06/06/2025 18:04 |
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
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IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |