- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
Remuneração variável cada vez mais real e imprescindível
Um mundo cada vez mais globalizado tem provocado grandes transformações no tocante à gestão empresarial
Um mundo cada vez mais globalizado tem provocado grandes transformações no tocante à gestão empresarial. Agilidade, competitividade, produtividade, competência e inovação são palavras de ordem para qualquer empresa que deseja triunfar nesse ambiente de incertezas em que vivemos.
A ambiência externa de extrema competitividade, com clientes cada dia mais exigentes, nos obriga a questionar e revisar frequentemente nossos conceitos e estratégias de gestão, buscando uma atuação mais ágil, qualificada e assertiva. Neste contexto, as dimensões resultado, qualidade e tempo assumem importância significativa na capacidade de competição e longevidade das organizações.
Portanto, a busca permanente da melhoria dos resultados empresariais é fator determinante para a sobrevivência, desenvolvimento perpetuação de toda organização.
Uma política de gestão individual e coletiva das pessoas voltada para a valorização da competência de gerar resultados e sustentada por práticas de remuneração mais participativas favorece em muito o envolvimento dos colaboradores nesse processo.
A adoção de uma ferramenta que permita a todos colaboradores conquistarem a participação nos resultados da empresa favorecerá na busca de profissionais adequados e alinhados ao negócio, que sirvam como base para a prática de uma filosofia empresarial que garanta o alcance dos objetivos desejados.
O sistema de remuneração variável vinculado a resultados tem como principais objetivos:
- Estimular a busca permanente da alavancagem dos Resultados Empresariais, na linha de maximização do valor da empresa;
- Retribuir da maneira mais objetiva e justa possível, a contribuição individual para o alcance dos resultados desejados, evitando o caráter meramente distributivo em sua concessão;
- Incentivar os profissionais envolvidos a extrapolar seus níveis clássicos de desempenho;
- Servir de instrumento motivacional e orientador de gerenciamento de resultados;
- Evitar o caráter meramente distributivo;
- Estabelecer metas desafiadoras e factíveis vinculadas a: Volume de Vendas, Identificação de Oportunidades de Negócio, Imagem da Empresa, Pessoas, Implementação de Processos, Certificações, Cumprimento de Orçamento, redução de custos, Atendimentos aos prazos, indicadores das áreas, etc.
Portanto, o Sistema de Remuneração Variável vinculado a Resultados, deve ser entendido como um instrumento favorecedor da integração entre Capital x Trabalho.
Consultor Organizacional graduado em Administração de Empresas pela UNA, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela UNA. Possui mais de 28 anos de experiência nas áreas de Gestão da Remuneração, Gestão do Desempenho, Relações Trabalhistas, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Análise e Racionalização de Processos, Diagnóstico e Arquitetura Organizacional. É Diretor-Presidente da RHUMO Consultoria Empresarial atuando como gestor e consultor em projetos em mais de 400 empresas nacionais e multinacionais, em âmbito nacional e internacional. Atua como Palestrante em congressos e encontros de administração e recursos humanos e como professor IBE-FGV - Fundação Getúlio Vargas (disciplinas Cargos, Carreiras e Remuneração, Gestão do Desempenho e Consultoria em Gestão de Pessoas. É conselheiro efetivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Minas Gerais (ABRH-MG) desde 2006, é Membro do Comitê Executivo de Recursos Humanos da Câmara Americana (AMCHAM) e ex-conselheiro do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). Como executivo, atuou no Grupo Mendes Júnior por mais de 13 anos.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7246 | 5.7346 |
Euro/Real Brasileiro | 6.49351 | 6.51042 |
Atualizado em: 30/05/2025 18:29 |
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |