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“Vendedor catálogo” é coisa do passado - mas tem empresa que insiste!
Parte de saber negociar deveria partir do princípio de que o vendedor precisa saber o que está sendo vendido
Parte de saber negociar deveria partir do princípio de que o vendedor precisa saber o que está sendo vendido. E não estamos falando apenas do vendedor profissional, mas também do digital - uma página de venda, uma landing page ou até mesmo as redes sociais, espaços virtuais em que o cliente escolhe ter um relacionamento comercial mesmo que inicial:
“Vamos pensar que esta pagina de vendas tem o mesmo papel de um vendedor. Ambos têm a função de vender. O que transforma este vendedor em um excelente negociador é a capacidade de fazer o comprador refletir” explica Gerardo Aranciolli, especialista em BP na América Latina e Diretor de Vendas da Pareto Package e Affare Fatto .
O maior erro do vendedor
Como fazer um cliente refletir sobre uma compra explicando coisas banais, usando elementos que todo mundo fala? O maior erro do vendedor - e das páginas web criadas para essa finalidade - é pensar que existe uma única relação com o comprador em potencial de forma bidirecional, mas Gerardo esclarece que essa a relação é tridimensional e envolve:
- O vendedor ou a página;
- O comprador ou prospect e
- Todos os fantasminhas que estão atrás falando com o mesmo prospect naquela negociação
“Quando digo fantasminhas estou apontando outros vendedores ou páginas similares que também não sabem muito bem o que estão fazendo. As empresas não tem um bom posicionamento, então imagine vários argumentos igualmente fracos que nivelam a venda por baixo. O resultado é um prospect que vai escolher sempre o produto ou serviço mais barato”.
Vendedor catálogo
A importância de um Brand Positioning bem definido durante a negociação recai em ter uma ideia distintiva que possa ser bem apresentada. Para Gerardo, o problema do vendedor brasileiro é que este profissional ainda atua como um catálogo humano, um mero apresentador de produtos. Há alguns anos, o vendedor era o principal meio para a empresa comunicar seus negócios e ele trabalhava em horário comercial. Essa herança é o grande problema:
“O consumidor pega todas as informações online, não precisa de um catálogo humano. O vendedor é um veículo de posicionamento com uma série de etapas para o cliente começar a confiar, se abrir e permitir entrar nas suas dores”.
Um bom exemplo pode ser visto com a venda de celulares para quem gosta de fotografar. Com um Brand Positioning bem definido, o vendedor ou a página online, faz esse relacionamento explicando as qualidades da câmara, o prazo de garantia estendida e outros detalhes que um catálogo não consegue fazer, se não fizer isso toda a comparação será baseada em preço, esquecendo componentes, qualidade, etc.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.801 | 5.8015 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0398 | 6.0478 |
Atualizado em: 22/11/2024 18:59 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |