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Sustentabilidade na escola: como implementar práticas verdes e contribuir para um futuro sustentável
Com a aproximação da COP30, práticas pedagógicas aliadas à sustentabilidade ganham força na formação de cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente
A discussão sobre sustentabilidade é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano em Belém (PA), a discussão sobre sustentabilidade ganha ainda mais relevância. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater soluções sobre a crise climática global, reforçando a necessidade de medidas concretas em diversas áreas, incluindo a educação.
Com a COP30 no Brasil, espera-se que instituições de ensino intensifiquem suas iniciativas sustentáveis, contribuindo para uma geração mais engajada na luta contra as mudanças climáticas.
"A COP30 nos convida a refletir sobre o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um mundo mais equilibrado. Com objetivo de despertar nos alunos não apenas o conhecimento sobre os desafios ambientais, mas também a capacidade de agir para transformar a realidade", afirma Carolina Han, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio do Colégio Rio Branco.
Sustentabilidade na educação: formando cidadãos do futuro
A sustentabilidade, no contexto escolar, é um valor essencial na formação dos alunos. Por meio de práticas pedagógicas integradas, projetos ambientais e ações comunitárias, as escolas têm a oportunidade de desenvolver uma consciência ecológica que transcende os conteúdos curriculares. A abordagem transversal da sustentabilidade, presente em diferentes disciplinas e vivências escolares, contribui para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com os desafios ambientais.
Entre as boas práticas estabelecidas pelo Colégio Rio Branco, destaca-se a participação na rede PEA-UNESCO (Programa das Escolas Associadas da UNESCO), que fortalece o compromisso com a cultura da paz e a educação para o desenvolvimento sustentável. Neste âmbito, o Coletivo REAJA (Reflexão, Equilíbrio e Ação Junto ao Ambiente) é um exemplo de iniciativa que reúne alunos em torno de ações de mobilização ambiental na comunidade escolar. Além de diversas campanhas de arrecadação de materiais recicláveis, reutilização de materiais e oficinas de plantio, o coletivo promove há mais de 15 anos uma ampla conscientização quanto às questões ambientais.
Parcerias com instituições especializadas, como o Instituto Muda, que atua na gestão de resíduos e na promoção da logística reversa, também fortalecem as práticas sustentáveis nas escolas. Essa colaboração permite o acompanhamento detalhado das ações implementadas, por meio de relatórios periódicos que orientam a análise e a melhoria contínua do descarte adequado de materiais. Os efeitos dessa parceria já são perceptíveis: em dezembro de 2024, a Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco foi reconhecida entre as dez melhores instituições parceiras do Instituto Muda, destacando-se por apresentar uma das menores taxas de rejeito de lixo.
Além dessas iniciativas, o incentivo ao consumo consciente, o uso de fontes de energia renovável e a redução do desperdício contribuem para uma vivência concreta dos princípios da sustentabilidade no dia a dia dos alunos, preparando-os para atuar de forma responsável na sociedade. "Ao envolver os alunos em práticas sustentáveis, não estamos apenas contribuindo para a preservação ambiental, mas também formando indivíduos que levem esses valores para suas famílias e comunidades, impulsionando mudanças positivas na sociedade como um todo", afirma Han.
Práticas sustentáveis no dia a dia escolar
A integração da sustentabilidade no ambiente escolar pode ser promovida por meio de ações concretas que envolvem toda a comunidade. Hortas comunitárias, por exemplo, incentivam o cultivo de alimentos orgânicos e funcionam como ferramenta prática de educação ambiental, aproximando os alunos dos ciclos naturais e da produção consciente. A instalação de pontos de coleta seletiva contribui para a destinação adequada de resíduos recicláveis, ao mesmo tempo que reforça o compromisso com a redução de impactos ambientais.
Com a aproximação de eventos globais como a COP30, reforça-se a importância de investir na educação ambiental como pilar essencial na formação de cidadãos críticos e conscientes. "A sustentabilidade não deve ser apenas um conceito, mas uma prática cotidiana. Ao educarmos os alunos para essa realidade, estamos investindo em um futuro melhor para todos", destaca a coordenadora pedagógica.
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Atualizado em: 09/06/2025 18:24 |
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