- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
Idec lança pesquisa com recomendações para fortalecer segurança, inclusão e governança do Pix e do Gov.br
O estudo alerta para lacunas que expõem milhões de usuários a fraudes, restringem o acesso de populações vulneráveis e limitam a diversidade de vozes nos processos de decisão sobre a evolução dessas tecnologias
O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) lança uma nova pesquisa com recomendações estratégicas para aprimorar a segurança, a inclusão digital e a governança do Pix e do Gov.br, duas das principais infraestruturas digitais do Brasil. O estudo alerta para lacunas que expõem milhões de usuários a fraudes, restringem o acesso de populações vulneráveis e limitam a diversidade de vozes nos processos de decisão sobre a evolução dessas tecnologias.
Recomendações sobre o Pix
Ranking de instituições financeiras com altos índices de fraude: É urgente criar um ranking público que indique quais instituições concentram mais golpes e contas fraudulentas, permitindo decisões informadas pelos consumidores.
Pix Offline: Com mais de 20 milhões de brasileiros ainda sem acesso à internet, é fundamental priorizar a implementação do Pix Offline na agenda evolutiva, assegurando acessibilidade a usuários em regiões de baixa conectividade.
Governança participativa no Fórum Pix: Hoje, o Idec é a única organização da sociedade civil no Fórum Pix. Essa baixa representatividade faz com que um espaço de interesse público torne-se uma arena dominada apenas por entidades empresariais.
Recomendações sobre o Gov.br
Canal exclusivo de suporte a vítimas de fraude: O Idec recomenda a criação de um canal dedicado à resolução de golpes relacionados ao Gov.br, já que o Atendimento gov.br não supre essa necessidade.
Alternativas ao reconhecimento facial: Garantir a oferta de alternativas físicas e/ou digitais de validação, que permitam a elevação dos níveis de segurança para os níveis Prata e Ouro, sem a utilização de reconhecimento biométrico.
Gov.br offline e expansão do Balcão Gov.br: Garantir acessibilidade para grupos que enfrentam barreiras como ausência de equipamentos compatíveis, falhas no reconhecimento facial de pessoas racializadas e trans, limitações de conectividade ou baixo letramento digital.
Para o Idec, a digitalização dos serviços públicos e financeiros é um risco se não vier acompanhada de inclusão, segurança e governança participativa. Sem essas medidas por parte do poder público, consumidores ficarão à mercê de golpes crescentes e milhões de brasileiros continuarão excluídos do acesso a serviços essenciais.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.1144 | 5.1174 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.91366 | 5.92768 |
| Atualizado em: 12/06/2026 01:12 | ||
Indicadores de inflação
| 03/2026 | 04/2026 | 05/2026 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 1,14% | 2,41% | 0,87% |
| IGP-M | 0,52% | 2,73% | 0,84% |
| INCC-DI | 0,54% | 1,00% | 0,88% |
| INPC (IBGE) | 0,91% | 0,81% | |
| IPC (FIPE) | 0,59% | 0,40% | 0,45% |
| IPC (FGV) | 0,67% | 0,88% | 0,60% |
| IPCA (IBGE) | 0,88% | 0,67% | |
| IPCA-E (IBGE) | 0,44% | 0,89% | 0,62% |
| IVAR (FGV) | 0,40% | 0,52% | 0,33% |