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Carros: fim do IPI reduzido levará consumidor a antecipar a compra em junho
O fim da alíquota reduzida de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros, no próximo dia 30 de junho, fará com que muitos consumidores antecipem a compra para o mês de junho, a exemplo do que ocorreu em março, quando se acreditava
Roberta de Matos Vilas Boas
O fim da alíquota reduzida de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros, no próximo dia 30 de junho, fará com que muitos consumidores antecipem a compra para o mês de junho, a exemplo do que ocorreu em março, quando se acreditava que o benefício não seria estendido.
Porém, se o fim da medida beneficiará as vendas no sexto mês do ano, em julho deverá ocorrer o oposto, e a comercialização de carros deverá apresentar forte queda.
"Temos nossas preocupações referentes a isso (fim do IPI reduzido). E temos que esperar para ver qual vai ser a contundência desse fato a partir de julho e as suas consequências para o nosso mercado e para a produção destinada a esse mercado", disse o presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, na última quinta-feira (04), ao apresentar os dados de vendas de maio.
Sem prorrogação
Segundo a Agência Brasil, Schneider também afirmou que, dessa vez, não há negociação com o governo para que o benefício seja prorrogado novamente. Além da Anfavea, montadoras já expressaram que o fim do IPI reduzido significará uma queda nas vendas. Para a GM do Brasil, a melhor maneira de impedir isso, seria o aumento progressivo da alíquota, até que volte aos patamares normais.
Vendas em maio
De acordo com a Anfavea, as vendas de veículos apresentaram um crescimento de 5,4% em maio, na comparação com abril, e de 2,1% em relação ao quinto mês do ano passado. No acumulado do ano, houve uma pequena queda de 0,1%.
Porém, se o fim da medida beneficiará as vendas no sexto mês do ano, em julho deverá ocorrer o oposto, e a comercialização de carros deverá apresentar forte queda.
"Temos nossas preocupações referentes a isso (fim do IPI reduzido). E temos que esperar para ver qual vai ser a contundência desse fato a partir de julho e as suas consequências para o nosso mercado e para a produção destinada a esse mercado", disse o presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, na última quinta-feira (04), ao apresentar os dados de vendas de maio.
Sem prorrogação
Segundo a Agência Brasil, Schneider também afirmou que, dessa vez, não há negociação com o governo para que o benefício seja prorrogado novamente. Além da Anfavea, montadoras já expressaram que o fim do IPI reduzido significará uma queda nas vendas. Para a GM do Brasil, a melhor maneira de impedir isso, seria o aumento progressivo da alíquota, até que volte aos patamares normais.
Vendas em maio
De acordo com a Anfavea, as vendas de veículos apresentaram um crescimento de 5,4% em maio, na comparação com abril, e de 2,1% em relação ao quinto mês do ano passado. No acumulado do ano, houve uma pequena queda de 0,1%.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7624 | 5.7634 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2522 | 6.2602 |
Atualizado em: 30/10/2024 20:25 |
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |