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Mudança no recolhimento do ICMS encarece manutenção dos carros
No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia
Fonte: InfoMoney
Roberta de Matos Vilas Boas
Enquanto os preços de carros novos e usados registram queda de 6,6% e 5,5%, respectivamente, no acumulado de janeiro a julho deste ano, o custo de manutenção de um veículo apresenta alta de 2,18% no mesmo período. Mas qual o motivo do comportamento diferenciado?
Segundo o presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos), Francisco Della Torre, a alta dos preços ocorreu devido a uma mudança na forma de recolhimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na cadeia automobilística.
"No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia. Isso encareceu as peças em geral", afirma.
Maiores altas
Entre as peças que mais encareceram, estão a lona de freio, com alta de 9,07% de janeiro a julho, seguida pelo filtro de óleo, com alta de 8,2%, e pelos amortecedores, cujos preços aumentaram 7,74% no período, segundo a Agência AutoInforme.
"Até 2005, os preços das autopeças acompanhavam os preços dos carros, mas, depois disso, a situação se inverteu. A facilidade de compra do carro zero, com crédito fácil e juros em baixa, estimulou o consumidor a trocar o seminovo por um zero quilômetro antes de fazer a manutenção", considera Torre.
Por outro lado, algumas peças ficaram mais baratas para o consumidor, devido ao aumento da oferta no mercado. Entre os destaques, está a correia dentada, com queda de 10,1% no valor entre janeiro e julho deste ano, e o jogo de velas, com redução de 3%.
Segundo o presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos), Francisco Della Torre, a alta dos preços ocorreu devido a uma mudança na forma de recolhimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na cadeia automobilística.
"No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia. Isso encareceu as peças em geral", afirma.
Maiores altas
Entre as peças que mais encareceram, estão a lona de freio, com alta de 9,07% de janeiro a julho, seguida pelo filtro de óleo, com alta de 8,2%, e pelos amortecedores, cujos preços aumentaram 7,74% no período, segundo a Agência AutoInforme.
"Até 2005, os preços das autopeças acompanhavam os preços dos carros, mas, depois disso, a situação se inverteu. A facilidade de compra do carro zero, com crédito fácil e juros em baixa, estimulou o consumidor a trocar o seminovo por um zero quilômetro antes de fazer a manutenção", considera Torre.
Por outro lado, algumas peças ficaram mais baratas para o consumidor, devido ao aumento da oferta no mercado. Entre os destaques, está a correia dentada, com queda de 10,1% no valor entre janeiro e julho deste ano, e o jogo de velas, com redução de 3%.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
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Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7624 | 5.7634 |
Euro/Real Brasileiro | 6.153 | 6.203 |
Atualizado em: 31/10/2024 08:17 |
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |