Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Ligação no celular (quase) de graça

Cliente terá de ouvir anúncio para poder falar um minuto

Fonte: EstadãoTags: telefonia

Marianna Aragão

Os usuários de celulares pré-pagos - uma massa que responde por 82% do mercado de telefonia móvel no Brasil, estimado em 168 milhões de aparelhos - estão na mira de operadoras e anunciantes em um novo tipo de serviço, que oferece ligações gratuitas mediante a veiculação de mensagens publicitárias. A novidade, desenvolvida pela empresa paulista Freakom, começa a ser disponibilizada para cerca de 70 mil usuários em Londrina, no Paraná, a partir de amanhã. A Freakom fechou uma parceria com a operadora Sercomtel, sexta maior do País, segundo a consultoria da área de telecomunicações Teleco, e pretende chegar aos principais mercados do Sudeste no próximo trimestre. Até o fim de 2010, o objetivo é atingir todo o País.

A proposta é que o usuário do pré-pago, após ouvir um anúncio publicitário de cerca de 30 segundos, ganhe um minuto de conversação gratuita, para qualquer número. "A empresa anunciante "banca" esse primeiro minuto", explica Jean-Marc Schiffer, criador da Freakom, uma unidade de negócios de seu grupo de comunicação e marketing, o Wertt. Segundo ele, o serviço abre um novo canal de mídia para os anunciantes com os clientes de telefonia, um mercado que cresce a média de 20% nos últimos anos no Brasil. "O potencial da publicidade móvel ainda é pouco explorado no mercado brasileiro."

"Para as operadoras, funciona como uma forma de ativar esses usuários "sem crédito", que representam quase a metade do universo dos celulares pré-pagos", avalia. Os que utilizam esses aparelhos para fazer ligações costumam gastar cerca de 40 segundos por ligação, o que justificaria o interesse na "ligação patrocinada", de 1 minuto, acredita Schiffer. De acordo com ele, a companhia está em negociação com as maiores operadoras de telefonia do País, que demonstraram interesse em disponibilizar o serviço.

Em um primeiro momento, o público da nova forma de publicidade será o das classes C, D e E, os principais usuários de aparelhos celulares pré-pago. Na parceria firmada com a operadora Sercomtel, os anunciantes são empresas do setor de varejo e consumo. A ideia, porém, é expandir a inovação para clientes da telefonia fixa no futuro. O serviço desenvolvido pela Freakom já foi patenteado, afirma Schiffer. Segundo ele, solução de tecnologia é inédita no mundo. "Já temos conversas com interessados no exterior", garante.

Segundo estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil fechou 2008 como o quinto maior mercado de celulares, com 150,6 milhões de acessos, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Este ano, deverá chegar a 170 milhões de unidades.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7925 5.7935
Euro/Real Brasileiro 6.178 6.228
Atualizado em: 01/11/2024 01:43

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%