Participar de uma seleção de emprego e ser o candidato escolhido. Dentro da empresa, a carreira começa a deslanchar. As promoções são questão de tempo. E chegar ao patamar máximo, o que permite ao executivo permanecer na companhia, aceitar o convite de várias que o assediam ou montar o próprio negócio. O sucesso é tanto, que o felizardo é sempre destacado para ser capa de revista.
Esse é um cenário desejado por muita gente. Mas tem que ser construído. O problema é como. São vários os cursos, especializações e viagens indicadas para quem quer se destacar na profissão.
Um profissional que conseguiu cumprir todas as metas que se impôs é o diretor de negócios e marketing da MedSalva Emergências Médicas, Valdemar Batista Junior, de 38 anos. Há 15, ele trabalha em empresas de saúde. Fez duas faculdades na área de exatas, e atuava com estatística nas companhias. Em uma visita a um cliente, acompanhando um gerente comercial, se apaixonou pelo setor de vendas. O executivo continuou no segmento de saúde, mas mudou de área.
Para isso, ele fez uma pós-graduação de Negócios com ênfase em Marketing. E teve sucesso. "Meu primeiro objetivo era ser gerente comercial até os 30 anos; consegui aos 26. Depois, decidi que ocuparia um cargo de diretor comercial até os 40 – plano concretizado aos 35. O próximo passo é assumir uma presidência, antes dos 50", detalha. "Eu consegui unir o meu conhecimento na área para fazer o que realmente gostava. Ou seja, antes eu criava os produtos; depois, passei a vendê-los."
Junior construiu um belo currículo. Mas, na opinião dele, para ter sucesso na vida profissional, é preciso mais do que fazer cursos, faculdades e especializações. "As pessoas precisam descobrir o que as deixam felizes, o que tem a ver com elas. Eu pensei que fosse um economista. Mas me senti realmente realizado quando descobri que meu perfil era o de vendas."
Pelo jeito, a próxima meta do executivo tem tudo para dar certo. Os especialistas dizem que Junior agiu certo ao priorizar a satisfação na vida profissional. É o que afirma o consultor do Instituto EcoSocial, Christian Schues. De acordo com ele, a escolha da carreira acontece quando a pessoa descobre o que gosta.
A EcoSocial fez uma pesquisa, Liderança: Desafios e Desenvolvimento, com executivos de grandes companhias durante o primeiro semestre de 2010. Do total, 74% disseram que comprometimento, disciplina, dedicação, persistência e responsabilidade são os principais fatores que proporcionam o sucesso na carreira. A acomodação foi apontada também por 74% como o item que impede o sucesso.
Schues observa que os destaques são "sutis" – mas fortes. "O autoconhecimento deve ser encarado como prioridade. Os funcionários que apresentam equilíbrio nos relacionamentos e autocontrole se destacam." O executivo afirma que o conhecimento e o estudo ajudam a deslanchar a carreira: as viagens, leitura e os cursos.
Dos executivos consultados na pesquisa da EcoSocial, 80% são fluentes em um segundo idioma, e 50% possuem o domínio de uma terceira língua; 75% têm entre 42 e 56 anos e 77% possuem pós-graduação. "Para 54% dos entrevistados, as maiores fontes de aprendizado são os desafios. Para 25%, são as crises. A formação acadêmica e profissional ainda é considerada diferencial, mas está se tornando apenas uma forma de entrar no mercado."