Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Sonho do fundador: a continuidade da Empresa Familiar

Cada geração tem seus diferentes modos de pensar e agir.

As empresas familiares são a forma predominante de empresa em todo o mundo. Elas ocupam uma parte tão grande da nossa paisagem econômica e social que se quer nos damos conta. Além disso, esses empreendimentos são de extrema importância para o país, já que representam 20% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

No entanto, estudos mostram que de cada 100 empresas brasileiras, 30 chegam à segunda geração, e apenas cinco chegam à terceira. Na maior parte das vezes, o fracasso dessas companhias é devido à sucessão mal planejada. Para muitos, falar sobre sucessão significa afastar uma pessoa da empresa para colocar outra em seu cargo. No entanto, esse processo é bem mais elaborado.

Um planejamento sucessório, em primeiro lugar, consiste em entender e analisar a empresa tal como ela é, a fim de fazer com que os valores e objetivos do empreendedor se perpetuem. Geralmente, o fundador não tem consciência de que um projeto sucessório auxiliará no aumento da longevidade do seu negócio e que, quando feito na sua presença, mais fácil será para seus herdeiros adotarem sua postura empresarial, já consolidada no mercado.

Cada geração tem seus diferentes modos de pensar e agir. Ambos envolvidos, fundador e herdeiros, devem ter em mente que será necessário abrir mãos de algumas práticas para otimizar o desenvolvimento e produção da empresa.

A geração que irá assumir o empreendimento familiar tem muito que aprender, pois apenas entendendo a personalidade do fundador – como sua perseverança, honestidade e seu carisma - será possível levar adiante a cultura empresarial construída. 

A cultura da empresa é formada pelos valores e crenças que são a marca da companhia. Ela envolve a postura que o fundador adota diante dos desafios, o modo de tratar seus funcionários e o jeito que encara seus sucessos e insucessos. Como uma marca registrada da empresa, sua cultura está presente nas atitudes relacionadas a todos os aspectos e situações.

No caso das empresas familiares, o mais comum é que, os herdeiros tenham sofrido influência dos valores pessoais do fundador no núcleo familiar. Tais valores também são repassados para a empresa, mediante atitudes e comportamento adotados pelo corpo organizacional. Portanto, o que os sucessores aprendem desde a infância é necessário e essencial para que consigam administrar os negócios da família seguindo os exemplos do fundador.

Apesar de precisar aprender muito, a segunda geração também possui experiências e valores próprios para acrescentar ao empreendimento familiar, gerando vantagens competitivas. É ela que consegue incorporar mais facilmente as inovações, podendo, por exemplo, aperfeiçoar a produção com a implantação de tecnologias.

Há situações em que a companhia pode estar desequilibrada, enfrentando problemas como: política organizacional inadequada, tecnologia obsoleta, falta de competência e habilidades, desmotivação, liderança precária, políticas deficientes, conflitos e processos de comunicação desestruturados.

Nesse caso, a geração de novos empresários pode ter maior possibilidade de visualizar as soluções dos problemas e impedir que a criatividade seja engessada. Com isso, pode desenvolver novas oportunidades de mercado, de tecnologia, impacto nos concorrentes, nos produtos e, por consequência, nas variáveis econômicas e sociais, tais como geração de emprego e renda.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7508 5.7517
Euro/Real Brasileiro 6.4392 6.4558
Atualizado em: 06/11/2024 07:30

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%