Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Empresa que não inova perde competitividade e pode até comprometer seu futuro

As empresas sentem falta de uma boa base de comparação para atestar se são ou não organizações inovadoras

No ambiente de negócio hiper-competitivo atual, as empresas que não inovam estão fadadas a uma perda de competitividade comercial que pode até comprometer o futuro das organizações. Como o ciclo da vida tecnológica e lucrativa dos produtos está cada vez mais curto, é vital que as empresas estimulem a inovação para que novos produtos possam ser lançados constantemente, de maneira a manter a rentabilidade. Não são todas as empresas brasileiras que estão cientes dessa questão. O alerta foi feito pelos analistas e líderes de comitês setoriais da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), durante a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, promovida em Fortaleza.

As análises e estudos dos vários comitês da entidade chegaram a conclusão que um dos maiores gargalos hoje para a aplicação de uma eficiente gestão de inovação nas empresas brasileiras é a falta de benchmarking. As empresas sentem falta de uma boa base de comparação para atestar se são ou não organizações inovadoras. Elas não possuem parâmetros confiáveis para se medir. E se não se consegue medir o grau de inovação em que se encontra, fica difícil valorizar a inovação nos diferentes níveis da empresa. É complicado até convencer a cúpula da organização de que é necessário investir nesse campo.

E a Anpei dispõe atualmente de uma série de ferramentas que facilitam a aferição do grau de maturidade das organizações em relação à inovação na comparação com outras empresas, inclusive em nível mundial. A metodologia aplicada permite comparar sua situação com a de empresas cujas práticas são consideradas exemplares no tocante a inovação. Feito isso, torna-se mais fácil replicar as melhores práticas e também implantar processos de melhoria contínua nas organizações.

A partir dessa comparação é possível também medir o impacto da inovação no desempenho geral da organização, incluindo parâmetros financeiros. E quando uma organização consegue chegar nessa fase, de quantificar concretamente o resultado da inovação nos negócios, significa que o tema já permeia todas as áreas da empresa. E é isso o que recomenda os analistas da Anpei: inovação não pode ser uma tarefa restrita apenas ao setor de pesquisa. Ela tem de estar presente no marketing, nas vendas e na produção. É a inovação, a bola da vez em termos de gestão no País, que determinará o grau de competitividade da empresa no médio e longo prazo, conforme ponderam os analistas da Anpei.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6749 5.6754
Euro/Real Brasileiro 6.089 6.097
Atualizado em: 06/11/2024 17:47

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%