Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Criação de valor empresarial

É comum encontrarmos grandes empresas (as de pequeno porte são piores ainda), sendo administradas por profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre finanças.

Conheço diversos modelos criados para medir a estrutura de ganho de capital, mas os próprios balanços apresentados pelas empresas contemplam variáveis que numa visão numérica até parecem serem reais e verdadeiros, mas no mérito da questão, nem sempre uma empresa com lucro real e de grande monta, necessariamente consolida a sua liquidez e a manutenção de sua existência no mundo dos negócios.

Com esta ênfase, faço as minhas considerações sobre o cenário atualmente vivido pelas nossas empresas, sempre com o olhar fixo e temporal, tendo em vista um acompanhamento mais gerencial da saúde das empresas.

Os modelos utilizados pelas instituições financeiras, nas suas análises, são antigos e não amparados por indicadores seguros e confiáveis, e mesmo com toda essa defasagem os limites de crédito são atribuídos, muitas das vezes, somente pelo lucro que essas empresas/clientes têm obtido, mas não em função da análise do longo prazo e dos mercados que essas empresas pretendem alcançar.

O tema "criação de valor empresarial" deve ser analisado levando-se em consideração um conjunto de variáveis, todos sob o enfoque dos modelos já operados pelas corporações que já contabilizam nos seus balanços um crescimento sustentável e baseado em indicadores transparentes e de fácil interpretação.

Acredito que um dos pontos mais importantes a ser analisado, sobre as possíveis razões para tão poucas empresas brasileiras de capital aberto criarem valor é exatamente o perfil de gestão adotado pelas empresas. É comum encontrarmos grandes empresas (as de pequeno porte são piores ainda), sendo administradas por profissionais com pouco ou nenhum conhecimento sobre finanças.

Outro ponto a ser destacado se refere ao planejamento empresarial, pois é comum a prática de um conjunto de ações e metas sempre com a visão de curto prazo, sem que a empresa vá um pouco mais além, adotando uma postura mais de longo prazo, sobretudo com relação aos seus investimentos.

Destaca-se, por fim, a falta de transparência e lealdade das empresas para com os seus sócios e/ou acionistas, sendo talvez o ponto crucial na perda de sua credibilidade no mundo dos negócios, e com isso, não conseguem sobreviver por muito tempo nessa dinamicidade estabelecida pelos mercados atuais e, principalmente, no avanço crescente de empresas voltadas à realização de auditorias ou mesmo pela própria fiscalização dos governos.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6923 5.6929
Euro/Real Brasileiro 6.1312 6.1463
Atualizado em: 07/11/2024 22:41

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%