Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Cliente: ‘equipamento’ mais caro a ser monitorado pelas empresas

Se o usuário final a tecer críticas em relação à falta de agilidade do serviço oferecido, somente as ferramentas tradicionais não conseguem detectar exatamente o que está acontecendo

Quase toda empresa de médio e grande porte, hoje em dia, conta com um website dinâmico, que interage com os clientes. Ainda mais quando se trata de comercializar produtos e serviços pela internet, é vital para os negócios contar com um ambiente virtual 100% controlado, que antecipe e resolva problemas antes mesmo que eles aconteçam. “A experiência do usuário final constitui a métrica mais importante a ser monitorada. Ou seja, independentemente das condições de consumo da CPU ou ainda da memória, é preciso detectar e resolver imediatamente o que pode vir a afetar a satisfação do usuário”, diz Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Data Center, em São Paulo. 

Na opinião do executivo, se o tempo de resposta do SLA (Service Level Agreement) está excedendo os limites, se mostrando lento, e levando o usuário final a tecer críticas em relação ao serviço oferecido, somente as ferramentas tradicionais não conseguem detectar exatamente o que está acontecendo. “Nestes casos, a solução ideal é mapear cada etapa dos processos de TI, permitindo detectar e solucionar o problema, prevenindo, inclusive, ocorrências semelhantes no futuro”. 

O objetivo de um serviço de monitoramento e gerenciamento do ambiente de TI em nível de excelência é blindar todos os processos da empresa, fazendo com que, além de mais seguros, possam garantir operações rápidas e à prova de falhas. “O que era realizado internamente nas empresas – exigindo investimentos sempre mais altos – está gradativamente sendo convertido para o modelo hospedado. Ou seja, o que levava muito tempo para mostrar resultados concretos agora é alcançado em questão de minutos através da otimização contínua da infraestrutura necessária e da rápida resolução de problemas”, diz Filadoro. 

Na opinião de Carlos Jara, gerente de TI do Atacadão Guarujá – empresa que vende e distribui material de construção para mais de 200 municípios no estado de São Paulo –, com o crescimento da empresa, o sistema passou a ser fundamental para as operações, a ponto de não conseguir vender nem entregar qualquer produto em caso de pane. “Depois que investimentos na implantação de uma solução de monitoramento, ganhamos mais agilidade para prever e resolver possíveis problemas. Nossos servidores são controlados 24 horas por dia. Além da tranquilidade de contar com uma equipe de apoio em tempo integral, até mesmo fora do horário comercial, a mobilidade da ferramenta de monitoramento permite que eu acesse o sistema através do celular e obtenha um status de todos os servidores sempre que eu julgar necessário.”

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.789 5.79
Euro/Real Brasileiro 6.0901 6.105
Atualizado em: 14/11/2024 22:50

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%