- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
4 sinais que nem sempre indicam o crescimento da sua empresa
Especialistas explicam que aumento de funcionários e de receita nem sempre indicam o crescimento do negócio
O crescimento de uma empresa está diretamente associado ao faturamento e consequentemente ao lucro gerado. “O que importa é a última linha do demonstrativo de resultados: o lucro. O faturamento e as vendas são indicativos de que a empresa está crescendo, mas não são se for à custa de um marketing caro”, explica Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil.
E, para que o seu negócio cresça de forma saudável, é necessário que todas as áreas do empreendimento sigam o mesmo ritmo. “O departamento de recursos humanos, por exemplo, tem que estar preparado para atender a demanda de recrutamento e seleção”, explica Antonio Paulo Terassovich, professor especialista em pequenas e médias empresas da FIA.
Gilberto Sarfati, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), explica que, às vezes, empreendedores não têm o perfil gerencial recomendável para visualizar os processos que são vitais para a transição de uma pequena empresa para média ou grande. Com ajuda dos especialistas, confira sinais que podem enganar e sem sempre indicam que a sua empresa está crescendo.
1. Mais funcionários
As demandas do negócio aumentaram e a equipe não é suficiente para acompanhar o ritmo. O aumento do número de funcionários da empresa, de maneira isolada, não é uma métrica confiável para afirmar que o empreendimento está crescendo.
Segundo Paulo Pacheco, professor de administração do Ibmec de Minas Gerais, o empresário corre o risco de tornar a empresa menos eficiente. “Você pode começar a inchar a empresa, e em vez de crescer, passa a ter um aumento de custos”, explica Spina. Terassovich compara este movimento com o trânsito de uma cidade, pois a estrutura da empresa pode passar a ter que lidar com gargalos e não conseguir entregar resultado mesmo com uma equipe maior.
2. Números inflados
Investir muito em marketing online e acompanhar métricas como número de page views e seguidores em páginas das rede sociais são movimentos significativos e importantes, mas com ressalvas. “É preciso avaliar bem qual é a motivação que as pessoas estão acessando esses canais e se elas se convertem em cliente ou usuário frequente”, explica Spina.
Além disso, o empreendedor precisa avaliar quanto está sendo gasto no marketing e avaliar qual é o retorno desses números na receita do negócio.
3. Aumento de faturamento
Para se ter lucro, é evidente que as despesas não podem ultrapassar a receita. Portanto, focar somente na métrica do faturamento não sinaliza que a empresa está crescendo. “É um erro que acontece frequentemente. Se a empresa está aumentando receita, mas o custo aumentou, as despesas são maiores do que a geração de caixa”, explica Sarfati.
Nesse caso, para ter certeza de que os números estão a favor do empresário, é importante ter um planejamento estratégico atualizado. “O ideal é que a demanda aumente, com um ganho de produtividade, para conseguir escalar o seu negócio”, completa Spina.
4. Abertura de novas unidades
O investimento na inauguração de novas filiais não significa necessariamente que as vendas do empreendimento irão crescer. Para Terassovich, o aumento da receita virá com um plano estratégico de quantos clientes novos irão frequentar essas novas unidades, caso contrário, o crescimento não virá com o aumento das vendas.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.789 | 5.79 |
Euro/Real Brasileiro | 6.105 | 6.12 |
Atualizado em: 15/11/2024 04:02 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |