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Quais fatores realmente influenciam uma negociação?
Na hora de negociar, é importante e até mesmo estratégico considerar todos os fatores de influência
Com ofertas crescentes de produtos e serviços em mercados globalizados – além de clientes mais dinâmicos – o cenário competitivo exige do negociador um perfil cada vez mais versátil e inovador. Isso de fato tem aprimorado novas tendências para a estratégia de negociação, que, na maioria das vezes, antevê o fechamento de um bom negócio para ambas as partes.
Na hora de negociar, é importante e até mesmo estratégico considerar todos os fatores de influência, estando preparado para se antecipar aos eventuais questionamentos que podem surgir inesperadamente nas conversações.
Avaliar detalhadamente o contexto em que a negociação está inserida e quais serão os possíveis desdobramentos, deve ser um dos primeiros passos. Afinal, o ambiente externo pode influenciar o andamento econômico, de posicionamento, de público-alvo e até de modelo de negócios de uma empresa. Quando considerado em uma negociação, o contexto pode ser estrategicamente utilizado como argumento.
A organização, outro fator importante, ajuda a manter informações, dados, argumentos, estatísticas, valores e números como fortes aliados durante o processo negocial. Ela auxilia na visão sistêmica do negócio, no que diz respeito a metas e negociação de diferenciação competitiva, como prazos e valores, por exemplo.
É preciso estar atento, também, às características do negócio de seu cliente e mostrar a ele, de forma clara o organizada, quais serão os ganhos reais com a aquisição do produto ou serviço. O cliente precisa se sentir à vontade e seguro, como se estivesse em seu restaurante preferido, onde o garçom já conhece seu drink e prato favorito. Esse, aliás, é um dos principais diferenciais entre um restaurante e outro. Ser servido com assertividade garante agilidade e satisfação. Esse é um fator importante e que muda os padrões comerciais da atualidade, quebrando paradigmas e estabelecendo uma nova geração de valor agregado em seu negócio: as tão citadas e atuais relações interpessoais.
Durante qualquer negociação, manter o foco no cliente garante um bom relacionamento entre as partes e induz a um maior comprometimento dos atores envolvidos, valorizando e estreitando a confiança. Trata-se de uma tática que pode abrir caminhos em caso de negociações mais difíceis do ponto de vista estratégico.
A postura do negociador, seu posicionamento e as táticas negociais adotadas são fundamentais e decisivas durante o processo de negociação, uma vez que ele será o condutor. É importante buscar equilíbrio e se concentrar em seu posicionamento. Ter papéis claros e estabelecidos, organização, visão sistêmica, tática e comprometimento, demonstra confiabilidade no envolvimento e facilita ganhos e concessões nos momentos corretos.
O novo cenário das negociações nos tirou do comodismo. Agora é necessário entendermos qual é o caminho que tira o nosso cliente da insatisfação, da mesmice, da busca autodidata por soluções que muitas vezes não são apresentadas a ele, pelo simples fato de não estarmos atentos aos pilares que influenciam uma negociação bem sucedida e com potencial fidelizador.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
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Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1275 | 6.1425 |
Atualizado em: 15/11/2024 08:38 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
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IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |