Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Sua empresa sabe definir metas?

O risco planejado tem a capacidade de colocar a empresa em um novo patamar de negócios

Faz parte do planejamento estratégico de uma organização definir metas para cada ano. Estes objetivos podem ser divididos em mensais, bimestrais e semestrais, a depender da dificuldade em atingi-los e contando também com todas as ações paralelas necessárias para conquistar cada um. 

Estabelecer metas é sempre importante, afinal é sabendo aonde a empresa quer chegar que é possível realizar ações voltadas para isto. Mas a pergunta correta não é “por que estabelecer metas” e sim “como estabelecê-las”. A sua companhia sabe definir metas?

O erro de boa parte das empresas é olhar somente para si no momento de planejar as próprias ações. Pensar estrategicamente a fim de obter resultados relevantes e satisfatórios é levar em conta o momento mundial de mercado e tirar disto as possibilidades para definir os caminhos mais efetivos e seguros de atingimento de metas e destaque mercadológico.

Todo planejamento deve começar pela base sustentadora do negócio, e isso muda muito de empresa para empresa. Depende, por exemplo, se ela oferece produtos ou serviços, ou ambos; depende do público-alvo; depende do ciclo deste produto ou serviço; e depende da necessidade do mercado – lei da oferta e da procura. 

Portanto, as primeiras metas devem ter a capacidade de manter a organização economicamente estável. Em seguida, é preciso se manter na concorrência, ou seja, pensar em diferenciais, inovações. E isso vai desde encontrar um novo produto para ser oferecido ao público até uma forma de customizar os serviços para os clientes de maneira única no mercado.

Por fim, é hora de planejar os riscos. Engana-se quem pensa que correr riscos é colocar a organização em situação de insegurança. Correr riscos é, na verdade, planejar ações muito diferentes do que já se fez na empresa até então, mas que articuladas às outras metas – que já precisam ter sido atingidas – têm a capacidade de inserir a companhia em um novo patamar de negócios. 

Planejar riscos é a forma mais eficaz de manter a organização produtiva e crescente.
Por mais que o momento econômico não seja favorável, é sempre importante montar o planejamento da base para o topo, e na base está o mais relevante – aquilo que sustenta o negócio. 

No topo, as inovações e os riscos – aquilo que pode ser adiado e inevitavelmente depende do que foi feito nas bases. Para este ano, sugiro cautela por parte dos empresários, mas sugiro também que não deixem o ano passar em branco. 

Muitas vezes os momentos de crise são os grandes responsáveis pelas melhores ideias, capazes de alavancar os negócios.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5569 5.5669
Euro/Real Brasileiro 6.49773 6.51466
Atualizado em: 11/07/2025 18:26

Indicadores de inflação

04/202505/202506/2025
IGP-DI0,30%-0,85%-1,80%
IGP-M0,24%-0,49%-1,67%
INCC-DI0,52%0,58%0,69%
INPC (IBGE)0,48%0,35%0,23%
IPC (FIPE)0,45%0,27%-0,08%
IPC (FGV)0,52%0,34%0,16%
IPCA (IBGE)0,43%0,26%0,24%
IPCA-E (IBGE)0,43%0,36%0,26%
IVAR (FGV)0,79%-0,56%1,02%