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4 dicas para potencializar as vendas de PMEs

São coisas simples que podem fazer a diferença no resultado final

Com a incerteza econômica em alguns setores, é natural que as dificuldades na área comercial se intensifiquem. Por envolver áreas, profissionais, produtos e serviços diferentes, não há receita pronta que aperfeiçoe todos os processos de uma organização da noite para o dia.

No entanto, para Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, “existem algumas ações que podem auxiliar o empreendedor a chegar a um diagnóstico mais preciso da real situação de sua empresa. Realizar um check-list de alguns processos, por exemplo, é uma das ações que pode auxiliar a companhia a melhorar alguns indicadores”.

O especialista, que possui mais de 30 anos de experiência na área empreendedora, elenca quatro dicas:

Estipule metas

Em meio as tarefas do dia a dia, é natural que o empreendedor se disperse de certas ações e perca o foco. Por isso, estabelecer metas (alcançáveis) é muito estratégico para um primeiro passo;

Compreenda o perfil dos clientes

Antes de qualquer ação, é importante conhecer detalhadamente o perfil de sua clientela. Verificar se o consumidor possui sua empresa como um ‘complemento’ ou ‘referência do setor’ é importante. Ou seja, se o cliente adquire todos os produtos de seu mercado em sua loja/comércio ou se lembra de você apenas quando necessita de um complemento;

Conheça suas vantagens competitivas

Estude a fundo seus produtos e conheça os detalhes dos concorrentes. Fortaleça mensagens em que o seu item é mais valioso que o da concorrência;

Atendimento, recepção, aparência da equipe e fachada

Estes podem ser considerados um dos itens mais importantes de uma empresa varejista. Muitas vezes, as organizações se esquecem de olhar para o próprio atendimento, e prejudicam todo um trabalho de planejamento. Contar com uma equipe vestida adequadamente ao setor que atua conta pontos e transmite seriedade ao consumidor final. A fachada da loja, assim como o atendimento telefônico, a presteza nas respostas e interação com o consumidor via e-mail e redes sociais, são outros itens vitais para fidelizar os clientes e transmitir a imagem que a empresa deseja.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7508 5.7517
Euro/Real Brasileiro 6.2657 6.2814
Atualizado em: 06/11/2024 00:16

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%