- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
Gatilho mental: como atrair a atenção de seu consumidor
Precisamos muitas vezes apelar para as necessidades humanas como de escassez, urgência e as relações entre dor e prazer para exercer persuasão
Steve Jobs sempre usava a mesma roupa: uma calça jeans azul combinando com uma camisa preta. No entanto, a escolha não era uma questão de moda ou estilo, mas parte de um método para evitar a fadiga mental, ou seja, um cérebro cansado de tomar decisões. Inclusive aquelas menores, como a de escolher o que vestir para trabalhar. Ao excluir pequenas escolhas do seu dia, Steve ganhava mais energia para pensar em outras mais relevantes.
Essa fadiga mental representa uma constante nas nossas rotinas e pode atrapalhar a atenção que o consumidor tem ao seu negócio, além de prejudicar sua habilidade de fazer escolhas. Para driblar essa rasteira do corpo, separamos algumas maneiras de persuadir e ativar o gatilho mental das pessoas.
A persuasão parte de alguns princípios. Precisamos muitas vezes apelar para as necessidades humanas como de escassez, urgência e as relações entre dor e prazer.
Nas escolhas, por exemplo, ter muitas opções de produtos ajuda a atrair mais pessoas, mas é provável que se venda mais se oferecer menos opções de uma só vez. Quantidade não significa qualidade e muitas pessoas se sentem paralisadas na hora de decidir.
Um outro gatilho utilizado por marcas como a Pepsi é o princípio do descaso. Ou seja, tratar como comum o que outros consideram especial. A marca de refrigerantes fez isso em uma propaganda, posteriormente banida, pisando em uma lata da Coca-Cola. A mensagem é forte e chama atenção da mente dos consumidores. Para ativar os gatilhos mentais, é preciso se destacar e ser ousado.
Vale lembrar: a arte de persuadir exige coerência e concordância. Ou seja, um alinhamento entre o que a marca prega e como ela age nos seus dias. Isso é bem visto pelos consumidores.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5338 | 5.5438 |
Euro/Real Brasileiro | 6.41437 | 6.43087 |
Atualizado em: 01/08/2025 18:14 |
Indicadores de inflação
05/2025 | 06/2025 | 07/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,85% | -1,80% | |
IGP-M | -0,49% | -1,67% | -0,77% |
INCC-DI | 0,58% | 0,69% | |
INPC (IBGE) | 0,35% | 0,23% | |
IPC (FIPE) | 0,27% | -0,08% | |
IPC (FGV) | 0,34% | 0,16% | |
IPCA (IBGE) | 0,26% | 0,24% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,36% | 0,26% | 0,33% |
IVAR (FGV) | -0,56% | 1,02% |