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Influenciadores digitais realmente têm poder de venda?
Segundo a pesquisa da equipe Betway, o influenciador mais bem pago de 2020, o ator Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, chegou a receber mais de 1 milhão de dólares por um post.
O boom das redes sociais ocorrido nas últimas duas décadas transformou o comportamento do consumidor e a forma com que interagimos com marcas e empresas. Em uma época onde toda rede social pode ser vitrine para um negócio ou produto, e onde somos bombardeados por diversos formatos de propagandas dezenas de vezes durante o dia, surgiu no ambiente digital uma nova figura: o influenciador.
O conceito de alguém que influencia o público não é novo. De acordo com levantamento realizado pelo site de jogos de roleta online Betway, o início do marketing de influência pode ser datado ao século 18, quando a Rainha Charlotte da Inglaterra promoveu a marca de porcelanas Wedgwood, em 1760. Desde então, no entanto, vimos o conceito evoluir, passando por garotos-propaganda e celebridades que "emprestavam" sua influência à marcas e negócios, até chegarmos aos influenciadores digitais de hoje.
O influenciador digital atual, que muitas vezes também é chamado de "criador" ou "produtor de conteúdo", é o profissional que, ao produzir conteúdo bem feito e direcionado, chama atenção do público e acaba construindo uma comunidade de seguidores e fãs, com números de engajamento impressionantes. E é este alcance que atrai marcas e negócios, que apostam nos influenciadores com uma nova abordagem de publicidade e pagam valores altíssimos em troca de publicações.
Segundo a pesquisa da equipe Betway, o influenciador mais bem pago de 2020, o ator Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, chegou a receber mais de 1 milhão de dólares por um post. A segunda mais bem paga, a influenciadora e empresária Kylie Jenner, recebeu US$ 986.000,00 por um post, equivalente a mais de 5 milhões de reais. Embora não exista um valor tabelado para preços de posts patrocinados, e cada influenciador decida quanto vale o seu post, de acordo com números de seguidores, engajamento e capacidade de influência, os valores não costumam ser baixos. Em um cenário de tanto investimento, a dúvida logo surge: será que eles valem a pena?
Dependendo do influenciador, e da sua reputação diante do público, a resposta é sim. O diferencial que o influenciador entrega às marcas é a possibilidade de uma propaganda personalizada, feita sob medida para um público específico. E a influência sobre o público é real. Em um infográfico a Betway reuniu dados sobre o poder de venda dos influenciadores no Brasil, confira alguns deles:
- 55% dos usuários pesquisam opinião de influenciadores antes de comprar um produto importante;
- 71% dos usuários seguem pelo menos um influenciador;
- 73% dos usuários já efetuaram uma compra por conta dum influenciador;
- 86% dos usuários já descobriram um produto via influenciador;
- 55% dos usuários confiam nos influenciadores como fonte de informação;
- Influenciadores digitais impulsionaram 670% das compras na Black Friday.
Com os dados, fica claro que o poder de venda dos influenciadores é real, e as marcas podem alcançar resultados estratosféricos com uma boa estratégia de marketing de influência.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
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Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6583 | 5.6683 |
Euro/Real Brasileiro | 6.31313 | 6.32911 |
Atualizado em: 16/05/2025 18:15 |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
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IGP-DI | 1,00% | -0,50% | 0,30% |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | 0,52% |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | 0,45% |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | 0,52% |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | 0,43% |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% | 0,79% |