- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
O papel fundamental da assessoria de comunicação no mundo corporativo
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
“Hoje, a alta digitalização da sociedade, abrangendo as relações, a economia, o trabalho, adiciona complexidade à atividade de quem assessora, pois requer a visão da comunicação 5.0, que envolve alcançar de maneira eficaz os públicos e mercados dos clientes nos ambientes on e offline, de modo integrado e multicanal”, afirma Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação.
A pessoa à frente dessa função geralmente possui formação em jornalismo ou relações públicas. Na prática, é quem cria estratégias de divulgação conforme os públicos (empregados, jornalistas, influenciadores), produz conteúdos (para imprensa, site, publicações etc.), faz contatos com jornalistas, prepara o cliente para entrevistas, orienta a arte-criação, gerencia redes sociais, entre outros.
“Quem assessora dialoga de perto com pessoas de outros setores como marketing, publicidade e com gestores corporativos. Então, todos esses profissionais podem ter um bom proveito atualizando conhecimentos na área, inclusive estudantes universitários de olho na carreira”, acrescenta Adriano.
A assessoria de comunicação, também conhecida como comunicação corporativa ou comunicação empresarial, é um mercado em expansão. Em 2022, essas atividades movimentaram, no Brasil, cerca de R$ 30,2 bilhões nas organizações com faturamento anual bruto acima de R$ 300 milhões.
O crescimento é de 6% em relação a 2021 e está acima do percentual de 2,76% que o mercado financeiro projetou para a média do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados constam em levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
**A Engaja Comunicação, em parceria com a Digital College, escola de habilidades digitais, realizam, no início deste ano, o Curso Master em Assessoria de Comunicação 5.0. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O objetivo é oferecer uma qualificação intensiva que atualize e incremente as habilidades nessa área, considerando a atual comunicação 5.0.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
status | N/D | N/D |
code | N/D | N/D |
message | N/D | N/D |
Atualizado em: Data indisponível |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |