- (54) 3342-0944
- (54) 3342-8740
- (54) 9104-9625
Estas são as 3 habilidades mais valiosas para profissionais de marketing em 2023
Uma delas é a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes
Assim como em todas as áreas, o marketing está em constante evolução. E para se destacar em um mercado competitivo, os profissionais de marketing precisam ir além das habilidades técnicas. Além do conhecimento em estratégias de marketing, o profissional do futuro precisa desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que os ajudem a se adaptar às mudanças, pensar em soluções criativas e lidar com pessoas de forma eficaz.
Por isso, para 2023 acredito que existem três soft skills especialmente valiosas: adaptabilidade, criatividade e inteligência emocional.
A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar e se moldar às mudanças do ambiente de trabalho. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de se adaptar rapidamente a novas situações, abordagens e estratégias e estar dispostos a aprender e se atualizar constantemente. Isso envolve estar aberto a novas ideias, ser flexível em relação a mudanças de plano e ser capaz de lidar com a ambiguidade.
Outra soft skill crucial para os profissionais de marketing é a criatividade, que envolve a capacidade de gerar ideias originais e inovadoras, e que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing precisam ser capazes de pensar de forma inventiva, criar soluções inovadoras e encontrar maneiras criativas de alcançar e envolver o público-alvo.
A inteligência emocional é outra soft skill valiosa para os profissionais de marketing, principalmente nos tempos atuais, quando é sabido que a pandemia e a vida corrida afetaram tanto essa frente. Ela nada mais é que a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros.
No campo do marketing, onde o relacionamento com o cliente é fundamental, a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes, lidar com feedbacks e construir relacionamentos positivos com eles.
Além dessas três soft skills principais, outras habilidades comportamentais também serão valiosas para esses profissionais, como, por exemplo, a habilidade de manter uma comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, além da capacidade de colaborar com colegas de diferentes áreas e backgrounds, uma vez que o marketing muitas vezes envolve trabalho em equipe e projetos interdisciplinares.
Acredito também que a habilidade de análise de dados e a interpretação de insights será cada vez mais relevante, pois, com o uso recorrente de dados no marketing e o impacto das IAs nessa área, os profissionais precisam ser capazes de coletar, analisar e interpretar dados para obter informações valiosas sobre o desempenho de suas estratégias e fazer decisões informadas, e também aliar as novas tecnologias a esse processo.
Por fim, a habilidade de se manter atualizado com as tendências do mercado e as mudanças na indústria de marketing também é um atributo essencial, pois para trabalhar nessa área é preciso estar disposto a aprender e se atualizar constantemente para se manter relevante e eficaz em um ambiente de negócios em constante transformação.
Em um cenário de marketing dinâmico e altamente competitivo, acredito que essas são as habilidades comportamentais essenciais para que os profissionais dessa área sejam capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem. Cada vez mais as empresas, como a Rocket Lab, estão priorizando profissionais mais humanos e que tenham essas soft skills bem alinhadas com a cultura empresarial – e não olhando apenas para conhecimento técnico.
* Renato Bastos é diretor da Rocket Lab no Brasil.
INDICADORES FINANCEIROS
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6793 | 5.6823 |
Euro/Real Brasileiro | 6.44745 | 6.46412 |
Atualizado em: 24/04/2025 21:03 |
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |