Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

CFC indica que os contadores explorem mais competências

Breda defende desenvolvimento de habilidades para acompanhar mudanças constantes na área

As novas dinâmicas de negócios, ao contrário do que muitos acreditavam, não parece ameaçar os profissionais qualificados, dinâmicos e capazes de usar as tecnologias a seu favor. No caso dos contadores, maximizar o valor e a contribuição da atividade contábil para a gestão dos negócios é fundamental no mundo atual.

As novas dinâmicas de negócios, ao contrário do que muitos acreditavam, não parece ameaçar os profissionais qualificados, dinâmicos e capazes de usar as tecnologias a seu favor. No caso dos contadores, maximizar o valor e a contribuição da atividade contábil para a gestão dos negócios é fundamental no mundo atual.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, destaca que "as habilidades e competências necessárias aos profissionais da área estão mudando e, cada vez mais, incluem a aptidão para construir relacionamentos, a comunicação eficaz, a capacidade de solucionar problemas, a qualificação para a inovação e a capacidade de lidar com dados e tecnologia". Para Breda, hoje é crucial entender como progride a área contábil para garantir que as funções exercidas pelos contadores estejam adequadas para atender às necessidades da organização.

JC Contabilidade - Você acompanha há alguns anos as mudanças na área contábil. Quais você destacaria que fizeram grande diferença nos últimos anos e quais são as principais tendências futuras?

Zulmir Breda - Quando falamos em tendências para o futuro, a primeira certeza que temos é que as mudanças vieram para transformar a nossa profissão, mas não para acabar com ela. Há importantes e definitivas mudanças na área do desenvolvimento tecnológico, nas formas de disseminar o conhecimento por meio de várias mídias sociais e em modernas configurações na gestão de grandes e pequenas corporações. Esses são apenas alguns exemplos de uma realidade em ampla mutação, que vem sendo impactada pela transformação digital e seus ilimitados recursos. Vivemos um período em que não apenas a Contabilidade, enquanto ciência ou atividade profissional, sente os impactos do ligeiro avanço da tecnologia. Muitas outras profissões, senão todas, estão passando por processo semelhante de adaptação ao mundo digital.

Contabilidade - O uso de novas tecnologias, como, por exemplo, robôs, softwares de gestão, inteligência artificial, impacta de que maneira no dia a dia da profissão? Você acredita na substituição do contador por sistemas informatizados?

Breda - Apesar de sabermos que a Inteligência Artificial (IA), o machine learning e a robótica estão transformando a realização dos negócios, suprimindo determinadas operações, especialmente aquelas de repetição e que seguem determinados padrões de execução, a tecnologia ainda não consegue substituir a aplicação do raciocínio humano em inúmeras atividades e ações. Nós acreditamos que os sistemas já realizam um grande número de atividades que há alguns anos eram feitos manualmente. Mas etapas decisivas, como, por exemplo, o planejamento e o controle da execução de ações em gestões de empresas públicas e privadas, isso cabe exclusivamente à habilidade humana. Porém, cabe a nós, individualmente, e com o apoio da academia e das entidades representativas da classe contábil, buscarmos a qualificação necessária para aproveitarmos o momento atual da profissão, caso contrário ficaremos obsoletos rapidamente.

Contabilidade - Muito se fala sobre a importância do contador para ajudar na gestão das empresas. Você acredita que essa mudança de postura tem ganhado força?

Breda - Sem dúvida, o conhecimento técnico dos contadores é fundamental para a gestão das organizações, e o papel dos profissionais, dentro das empresas, também está evoluindo. Para reforçar essa opinião, cito um importante estudo feito pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), sobre a avaliação das funções financeiras - entre as quais estão as de contabilidade - e os papeis dos profissionais para a próxima década. Esse documento, que é dividido em três publicações, estuda a natureza do trabalho realizado por contadores e as suas contribuições para as organizações, analisando a rápida evolução desses profissionais em resposta às tendências de mudanças significativas no mundo dos negócios.

Contabilidade - Você aposta no desenvolvimento mais amplo de alguma especialização, como, por exemplo, auditoria, perícia, contabilidade fiscal ou gerencial?

Breda - Acreditamos que todas essas áreas citadas da contabilidade têm as mesmas perspectivas para o futuro. Na verdade, mais do que o campo de especialização escolhido, o que vai definir o sucesso ou não do profissional é o quanto ele estará disposto a continuar aprendendo, de forma ininterrupta. O que hoje é sinal de conhecimento, amanhã já pode estar superado. Então, a capacidade pessoal de se manter motivado, de não se acomodar, de buscar o novo, será tão importante quanto o conhecimento técnico, independentemente da opção de especialização escolhida.

Contabilidade - Nos últimos anos a profissão contábil foi bastante impactada pela recessão econômica, que criava empecilhos ao crescimento das empresas e desafios a quem tinha de lidar com o fechamento das contas, balanços, demonstrações financeiras. Você acredita em uma retomada da economia brasileira? Que impacto isso deve ter na profissão contábil?

Breda - Apesar de ter uma carga tributária muito elevada (em torno de 34% do PIB) para um país de renda per capita baixa como a nossa, o Brasil vem enfrentando, há alguns anos, uma grave crise fiscal. Desde 2014, o País tem déficit primário e, pra piorar, o Brasil tem hoje uma dívida pública em torno de 80% do PIB. Esse é um cenário muito complicado para o Governo brasileiro. Não podemos acreditar em retomada significativa da economia enquanto o Poder Executivo não resolver as suas contas. Mas confio que teremos ganhos nesse sentido nos próximos anos. Agora, qualquer crescimento da economia é fundamental para a classe contábil, uma vez que a movimentação dos negócios impulsiona a atividade e cria oportunidades. A contabilidade é essencial não apenas para demonstrar a realidade da saúde financeira das empresas, mas também é instrumento de gestão, inclusive para micros e pequenas empresas.

Contabilidade - Uma série de mudanças na legislação tributária e nas obrigações ocorrem todos os dias no Brasil. Que tipo de insegurança isso cria? Na sua opinião, é mais difícil ser contador no Brasil do que em outros países?

Breda - Essa é uma reclamação não só dos contadores, mas da sociedade brasileira em geral. Tanto que o tema da Reforma Tributária, por exemplo, tem andado na pauta do Governo há mais de 20 anos, sem que se tenha feito algo de concreto a respeito, salvo algumas alterações pontuais ocorridas na legislação tributária. Claro que o atraso na Reforma é um empecilho profissional para a classe contábil, que tem que prestar atenção nessas mudanças quase que diariamente, mas creio que os profissionais brasileiros são preparados para isso, tanto que a nossa classe é respeitada internacionalmente. Cabe lembrar, ainda, que em outras crises mundiais, o Brasil saiu ileso pela contabilidade que possui.

Contabilidade - O CFC trabalha fortemente na promoção de educação continuada e na realização do exame de suficiência. Como essa ferramenta ajudou e ainda ajuda no desenvolvimento profissional e na maior valorização dos contadores no País? Os profissionais em geral têm bom desempenho?

Breda - O principal objetivo do Exame de Suficiência é o de avaliar as condições mínimas necessárias para que o profissional tenha a permissão para ingressar no mercado de trabalho, com as prerrogativas que a legislação exige. Queremos que o desempenho dos profissionais sempre melhore, pois nosso propósito é que tenhamos no Brasil um nivelamento por cima em termos de qualidade dos cursos de Ciências Contábeis, o que reflete diretamente no desempenho dos futuros contadores. O Exame de Suficiência possui uma relevância muito grande para a qualificação e valorização da profissão. Outro ponto que quero destacar refere-se ao Programa de Educação Continuada mantido pelo CFC. Esse programa permite que o profissional se atualize constantemente e busque expandir os conhecimentos e competências técnicas, habilidades multidisciplinares, além da elevação do comportamento social, moral e ético.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0073 5.0081
Euro/Real Brasileiro 5.3989 5.4069
Atualizado em: 28/03/2024 15:42

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%