Avenida Julio Borella, 805 - Sala 207 - Top Center Avenida, Centro - Marau/RS
  • (54) 3342-0944
  • (54) 3342-8740
  • (54) 9104-9625

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Sem educação de qualidade o epitáfio do brasileiro fica visível

O brasileiro só reduzirá a desigualdade social e sentirá as riquezas do País, se tiver uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“O brasileiro só reduzirá a desigualdade social e sentirá as riquezas do País, se tiver uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE”. (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

Ser um país continental, o maior país da América do Sul, ter riquezas naturais e minerais, terras férteis, aquífero de água potável, ter uma região Amazônica com riquezas ainda ocultas, possuir uma população aproximada de 216 milhões de habitantes, ser dividido em 5 (cinco) regiões, PODERIA TER UMA SÓLIDA ECONOMIA SEM DESIGUALDADE SOCIAL, um dos fatores que impede a evolução e o progresso desse país é a AUSÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

O sistema educacional do Brasil precisa de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para que possa desfrutar racionalmente das riquezas desse país, é responsabilidade dos pais, responsáveis, mestres, doutores, gestores, investidores, governos e sociedade em geral, inibindo o crescimento de escravos modernos.

A geração atual formada por educandos e profissionais está comprometida, diante dos avanços do mundo moderno, e se agrava diante dos fatos que abalam a Economia, quer seja a Pandemia, as Moléstias, e os conflitos bélicos, inclusive com a RECESSÃO MUNDIAL, considerando ainda as inovações tecnológicas derivadas de uma Inteligência Artificial, Velocidade 5G, e o Metaverso.

Temos realmente uma grande dívida com Edgard Morin, Piaget, Paulo Freire e demais educadores, quando observamos o nosso nível de educação, e suas avaliações por órgãos competentes, que ratificam nossa preocupação, e o mais grave é que apesar de sermos informados, esses fatos negativos não motivam a devida mudança na cabeça dos responsáveis.

EDUCANDOS

Nosso educando tem problema em LER, ENTENDER, ESCREVER, DEFENDER SEU ENTENDIMENTO, tem pífios conhecimentos em matemática, em sua maioria não falam outros idiomas, e muitos desconhecem a importância da Tecnologia da Informação, inovações tecnológicas derivadas de uma Inteligência Artificial, Velocidade 5G, e Metaverso.

Talvez a informação de Elon Musk, faça sentido quando se expressou, “We losted, the AI won” (Nos perdemos a inteligência artificial nos venceu), talvez suas empresas nos concedam esse exemplo, TESLA, seu robô OPTIMUS, NEURALINK, SPACEX, e STARLINK, a inteligência artificial da Google chamada de LaMDA, com senciência, a melhor inteligência artificial da China BAGUALU, só para exemplificar a importância de uma educação de qualidade.

Desconhece a importância de aprender a linguagem de programação, PYTHON, SQL, ORANGE, JAVASCRIPT, e demais.

Precisam conhecer os fatos a baixo relatados:

a) Algoritmo (0 1), Qubits (0,1)

b) Computação quântica;

c) Lógica Fuzzy;

d) Machine Learning;

e) Deep Learning;

f) Rede Neural;

g) Data Mining;

h) Informações e dados In the Cloud;

i) O sistema da OPEN AI;

j) O recurso do CODE SYSTEM;

As disciplinas ministradas precisam demonstrar: habilidade, competência, eixo prático e inovação tecnológica.

Os responsáveis pela EDUCAÇÃO, já citados anteriormente, precisam se capacitar o mais rápido possível para que possam inserir tais conhecimentos em suas metodologias de ensino.

PROFISSIONAIS

O atual mercado seletivo de trabalho está mostrando com clarividência que a fragilidade de nossa educação na formação profissional, tem uma grave diferença quantitativa e qualitativa que inibe a empregabilidade desses profissionais.

Os atuais gestores educacionais, professores, pais, e educandos precisam buscar ações e atitudes que possam ajudar nessa exigência do mercado e na sua expertise, know how para buscar sua diferença qualitativa.

Viver e trabalhar numa sociedade com a inserção de uma inteligência artificial, se faz necessários conhecimentos da tecnológica da informação principalmente com as inovações tecnológicas.

Os PROFESSORES precisam entender que a T I deve ser inserida em sua metodologia de ensino, que visa á formação do educando e principalmente na sua vida profissional, e talvez na sua sobrevivência.

Acreditamos que a mudança deva se iniciar na busca de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, mesmo afetando o ego de gestores, alguns professores que ainda ao conseguiram entender o nível e o grau de exigência desse seletivo mercado.

É leviano continuar com o nível da educação atual, já que ficou comprovado que não nos levará a nenhum lugar, e que há 522 anos estamos tentando mudar, e sentimos as desigualdades se elevarem a cada dia.

Acreditamos que haverá resistência, reclamações, revolta, mas isso só comprova que estamos no caminho certo no processo de mudança, pois para competir com a inteligência artificial devemos precisar quebrar paradigmas.

Acreditamos ainda que a GESTÃO EDUCACIONAL deve se transformar rapidamente utilizando os recursos disponíveis, inclusive as inovações tecnológicas em sua atividade, pois os educandos e professores devem entender “O CHOQUE DO FUTURO” de que trata Alvin Toffler.

CONCLUSÃO

Podemos resumir da seguinte forma: SÓ HAVERÁ FUTURO PROMISSOR COM A MUDANÇA RADICAL NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Educandos e profissionais devem evoluir buscando conhecer as vantagens das inovações tecnológicas inclusive com o conhecimento de outros idiomas, as mudanças devem ser realizadas, pois a ameaça de extinção e da massa de excluídos é verossímil.

Lembramos que o FUTURO promissor exige mudança de ação e atitudes de todos os envolvidos.

Pedimos desculpas aqueles que se sentirem afetados ou tocados pelos escritos, mas a verdade deve ser digerida, mesmo com efeito colaterais, pois o futuro é imprevisível.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

INDICADORES FINANCEIROS

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8105 5.8113
Euro/Real Brasileiro 6.0493 6.0573
Atualizado em: 22/11/2024 17:37

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%